Tuesday, April 29, 2008



Transtornos mentais e comportamentais

Principais problemas
Os principais sofrimentos psíquicos estão ligados a ansiedade, insônia, angústia, desânimo, choro fácil, insegurança excessiva, tensão, estresse, depressão, síndrome do pânico e síndrome de burnout (o esgotamento físico e emocional).

Origens: Podem ser desde situações pontuais (caso do estresse, que é a reação a uma situação inesperada) até fatores multideterminados. Há questões centrais como falhas na formação inicial, ausência da continuada, o excesso de tempo em sala e falta para o planejamento ou descanso e lazer, a desvalorização social, a violência, a difícil relação com os alunos e a dificuldade de retomar a autoridade em sala, a ausência de apoio institucional (tanto do lado da gestão do trabalho quanto da infra-estrutura), de apoio entre os pares e das famílias dos alunos.

Prevenção

1. O que as redes podem fazer Avaliar os motivos que levam aos adoecimentos.
 Qualificar o trabalho dos diretores e coordenadores pedagógicos.
 Investir em formação continuada de qualidade.
 Oferecer escolas com boa infra-estrutura básica (iluminação, temperatura e acústica adequadas, materiais pedagógicos), além de segurança preventiva.
 Em conjunto com os atores educacionais, elaborar um currículo que dê norte ao trabalho em sala.
 Valorizar formalmente o professor (por exemplo, com salários compatíveis ao que se espera dele, o que pode evitar que ele assuma outros turnos e empregos).

2. O que as escolas podem fazer Fortalecer uma gestão democrática que favoreça as relações interpessoais.
 Qualificar o tempo do trabalho em equipe.
 Participar da gestão do aprendizado. Diretores e coordenadores ser co-responsáveis pelos resultados educacionais.
 Aproximar a família da escola.
 Participar da construção do currículo da rede.
 Desenvolver um trabalho sistemático que discuta princípios, valores e regras para melhorar o relacionamento entre professores e alunos e entre todos na equipe escolar.
 Avaliar constantemente as condições de trabalho da equipe e acompanhar os casos de adoecimento.

3. O que você, professor, pode fazer Aposte em qualificação continuada para ficar melhor preparado diante das adversidades e também para ter maior segurança em sala de aula.
 Participe da construção do currículo da rede ou da escola, assim como do projeto político pedagógico.
 Aproxime a família da escola.
 Trabalhe uma melhor convivência com os alunos, com apoio da escola.
 Exija melhores condições de trabalho.
 Pratique exercícios físicos, crie e respeite horários de descanso e lazer para uma melhor qualidade de vida.
 Questione e tentar entender os problemas que o atingem e aprenda a lidar melhor com as dificuldades, sobretudo por meio das relações interpessoais e do trabalho em equipe.
 Busque ajuda psicológica se necessário.

Tratamentos: Depende do problema e do grau de desgaste. Os mais comuns são com psicoterapia e medicação temporária.

Fonte:Revista Nova Escola-Foto: Professora com microfone, cuidando da voz.

Wednesday, April 23, 2008


Olimpíadas de Língua Portuguesa

Secretarias estaduais e municipais têm até 14 de abril para assinar o termo de adesão que permitirá às escolas participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, iniciativa da Fundação Itaú Social e do Ministério da Educação. O Escrevendo promove a formação continuada de professores em leitura e escrita. Dessa forma, eles são incentivados a aprimorar o trabalho em sala de aula antes dos alunos produzirem os textos com que vão concorrer. Para isso, os educadores terão um rico material à disposição. Esperamos que a Secretaria de Educação tenha assinado o termo de adesão.
O mundo vai precisar de 18 milhões de novos professores até 2015 para universalizar o Ensino Fundamental. (Fonte:Revista Nova Escola)

O desafio dos países não é saber onde eles estão, mas como atraí-los para uma carreira que precisa ter um plano de trabalho e de promoções bem definido, como ocorre nas demais áreas. O professor que está se formando hoje precisa ter a certeza de que, ao ser contratado, será cobrado e também reconhecido pelo que faz. Esse último aspecto corresponde a uma das maiores reclamações dos mestres ouvidos na elaboração de um relatório recente da UNESCO. O professor do futuro não pode ser mais aquele que só recebe determinações da coordenação pedagógica ou do diretor da escola, mas aquele indivíduo que também participa da tomada de decisões. Afinal, quando os estudos indicam que a Educação vai mal, ninguém tem dúvida: a culpa é sempre do professor. Hum....

Friday, April 18, 2008


Professora Adriana Pedroso


A democratização da gestão é um dos temas que precisamos discutir entre os professores. Para Adriana, pensar na participação de todos os segmentos da unidade escolar (pais, professores, alunos, funcionários e gestores) é refletir sobre o partilhamento e o exercício do poder.

“Quanto mais nós tivermos a participação coletiva, mais nós vamos avançar na própria discussão curricular, nas políticas pedagógicas da escola e também no acompanhamento financeiro”.

Gestão Democrática precisa ser "prática" nas escolas.Não precisamos mudar só as pessoas, precisamos exercer a democracia nas escolas.

Pesquisas apontam que as escolas que contam com maior participação da comunidade em suas decisões apresentam melhoria nos processos de aprendizagem.

Precisamos agir ,pois, a democracia está no PPP de todas as escolas, tem que acontecer o enfrentamento, para que ocorram as mudanças necessárias.

Tuesday, April 15, 2008

Campanha Nacional da Voz- Lilian Gonçalves Pinto, fonouaudióloga, entregou na escola "folder" explicando sobre os cuidados com a voz, sintomas de comprometimento...Informamos que, a Professora Rúbia, Creche Bom Sucesso, da Barra, é uma das professoras, afastadas da sala de aula por problemas de voz.Rúbia, fez um projeto e apresentou no seu curso, a Professora sugere o uso de microfones em sala de aula. Outra providência, seria o fim do Giz nos quadros. Ele pode ser substituído por caneta. Alguns professores comentaram que já é lei (Giz), mas, não é cumprida.

Monday, April 14, 2008



Inclusão: Gabriel, aluno das Professoras: Angela e Rosemeire (Apoio) está na maior alegria na Escola, seus amigos disputam para empurrar a cadeira.