Wednesday, June 11, 2008


Veja o email que enviei para a TV Escola e a resposta logo abaixo.

Equipe da TV escola(Por favor leiam até o final e retornem se possível)

Quero contar-lhes do meu sonho da TV escola. Ele nasceu ha mais de 16 anos atrás, quando foi entregue nas escolas uma televisão e parabólica para gravarmos nas escolas a programação.

Sou professora e fiquei deslumbrada com a programação, só que a direção da escola, nunca se interessou, muito menos a secretaria de educação. As televisões e as parabólicas foram doadas pra outra escola e infelizmente ninguém fez nada, Houve mudança de governo e eu continuei cobrando, a secretaria de educação.... eles então, colocaram um funcionário para gravar pras escolas, só que qdoeu solicitava uma fita, nunca tinha. O tempo passou e eu continuava cobrando a TV escola na escola,...até que em uma das discussões,sugeriram pra eu sair da escola em que estava ha mais de doze anos, pra tocar o projeto tv escola,em outra escola...enfim, eles aceitaram o meu pedido. Só que eu teria que mudar de escola pra dar inicio ao projeto “videoteca na escola”. Eu não queria sair da minha vaga, mas , o sonho de poder ter acesso a tv escola, realizar as gravações, transformar as realidades, valia a pena pensei e fui, para uma escola maior afim de tocar o projeto.

Me deram uma sala, uma televisão e um vídeo, e tive que me virar, e assim o fiz. Isso foi no final de 2005. Criei diversas páginas na internet divulgando o projeto, era um sonho que estava se realizando, os professores da rede tinham acesso as fitas, as coisas estavam acontecendo, porque eu ia atrás, eles não me davam nenhum apoio, os vídeos estragavam e ninguém mandava arrumar, depois de tanto insistir, eles tomavam providências. Foram muitas as barreiras, mas, o projeto foi reconhecido pela secretaria de educação e professores. Quando recebi os kits do MEC, fiquei deslumbrada com os DVDs e tratei de comprar com o meu dinheiro um aparelho de DVD para poder gravar a programação. Veio o volume II da TV escola, meu Deus, que coisa fantástica pensei alegremente, agora sim, tudo vai ser diferente. Fui a luta e consegui credibilidade pra montar um curso de formação a distancia, sobre gestão democrática , utilizando os DVDs do Mec. Fui a secretaria de educação, consegui convencer o pessoal sobre o curso e pedi que fizessem parceria para que os professores recebessem certificado.

Custou mas deu certo. Só que o Diretor da Escola, não gostou do tema: Gestão Democrática.. e aos poucos, foi solicitando as funcionárias contratadas que desistissem do curso, alegando que o tema não tinha nada a ver. ... Eu vivia convidando o Diretor, mas, infelizmente, ele não participou, e quando alguém ligava pra escola pedindo informações, ele dizia que não sabia de nada... e assim foi...isso aconteceu no ano de 2007 o curso. Agora em 2008, após retornar da licença premia, pra minha surpresa, fui colocada a disposição pelo Diretor e o Projeto parou.

Estou me sentindo péssima, estávamos crescendo tanto .... eu sonhava com um teleposto na escola, era o meu sonho, e não pude realizar. Estou escrevendo pra dizer-lhes, que eu sou apaixonada por este projeto e tenho esperança que na troca do próximo governo, as coisas sejam diferentes. Esse Diretor tem o sonho de ganhar o premio nacional de gestão escolar , espero que isso nunca aconteça, pois, sua gestão é autoritária, centralizadora. Meu nome é Raquel Marques Pereira, sou professora na rede pública municipal de ensino de Balneário Camboriú SC e tenho mais de 23 anos de serviço público. Parabéns a todos vocês que fazem a TV escola e salto para o futuro, vocês não imaginam como crescemos com as programações. Se puderem divulguem este email talvez assim eles repensem a continuidade do projeto.

Conheçam o meu site. www.projetosdeprofessores.rg9.net, na página dos professores no old post voces encontram o projeto tv escola. Abraços a todos e obrigado.

Prof.Raquel Marques Pereira

Resposta deste emailRe: programação‏
De: Monica (monicamufarrejcunha@tvbrasil.org.br)
Enviada: terça-feira, 10 de junho de 2008 14:00:33
Responder-Para: Monica (monicamufarrejcunha@tvbrasil.org.br)
Para: Raquel Marques Pereira (projetos.de.professores@hotmail.com)

Prezada Raquel,

Ficamos sensibilizados com o recebimento do seu e-mail!
É gratificante sabermos que você é uma apaixonada pela TV Escola/Salto para o Futuro.
Temos conhecimento das dificuldades enfrentadas por alguns estados para a implantação dos telepostos.
Infelizmente não temos muito como ajudá-la neste momento tão difícil de sua jornada, devido ao seu afastamento.
Fica aqui registrado o nosso desejo de que, num futuro próximo, esta escola possa estar fazendo uso da TV Escola.
Estamos à sua disposição, no que for necessário, em relação ao material de apoio às séries televisivas.
Um grande abraço,
Equipe Salto para o Futuro.